Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar
Quarta-feira, 16 de Julho de 2008
Conduta da esperteza saloia ao volante.

 

Por acaso, a muito tempo que tenho vontade de escrever algumas palavras sobre esta questão, principalmente, porque todos os dias vejo algumas habilidades,  produzidas pelas espertezas saloias.

 

Seja por onde for neste nosso cantinho a beira-mar plantado, encontramos sempre por ai algumas espertezas saloias, daquelas, a quem parece que a licença de condução, lhes saio em algum concurso da TV( ainda ninguém se lembrou disso...).

 

Portugal é dos países em que existe mais mortalidade na estrada por cada mil habitantes, e apesar de cada vez se apostar mais na prevenção o facto é que todas as semanas, alguém  nosso conhecido, amigo ao familiar perde a vida ou fica estropiado num acidente de viação.

 

Ficamos apenas temporariamente sensíveis a essa questão, passados uns dias, lá voltamos a ver e por vezes a fazer as mesmas asneiras, na estrada, pois desengane-se, quem pensa que não as comete, eu admito que por vezes, dou por mi a cometer algumas arbitrariedades, que podem passar por excessos de velocidade, ou aquela manobra mal calculada, o que devemos é ter essa consciência e não as voltar a fazer.

 

É ai mesmo que existe uma grande diferença entre, quem aprende com os erros e quem é simplesmente uma esperteza saloia.

 

Por exemplo e olhando para a nossa, vila, podemos olhar para alguns erros que são sistematicamente cometidos, por muitos condutores, inclusive por aqueles que são profissionais, é o total desrespeito pela sinalética, por acaso já pensei por diversas vezes, se a sinalética, não será vista por alguns condutores, como obras de arte pós moderna, quem nem valera a pena olhar, pois são todas com uma forma esquisita.

 

Então vamos lá começar a olhar para a sinalética, e ter em atenção que tem e não tem prioridade, exemplos práticos em Alenquer e locais onde por vezes acontecessem acidentes por falta de respeito pela sinalética.

 

Casal Santo Antonio, Paredes, Alenquer o local esta assinalado e esta efectivamente desenhada no chão uma rotunda, pois deve ter prioridade, quem circula no interior do mesma. Este é um local que conheço bem e sei por experiência própria que os condutores não ligam absolutamente nada a sinalética de aproximação de estrada com prioridade e de existência de uma rotunda, poderíamos discutir, se esta bem ou mal colocada neste local, mas o facto é que esta muito bem assinalada, por isso não existe motivo para o desrespeito para com a sinalética.

 

 

Rotunda, a entrada de Alenquer,

 

Antes de mais devemos ter vem presente o seguinte: Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

 

E posto isto apenas deixo esta imagem, e devo dizer que em cada 10 condutores devemos ser no máximo 2 os que cumprimos esta regra,

 

 

 

E mais, no Largo Palmira Bastos e Largo Rainha Santa Isabel, são locais bem interessantes e deveras um dos pontos em que existe mais espertezas saloias, vejamos: quem vem pela Rua 25 De Abril para o largo Palmira Bastos, esquecesse sistematicamente que perde a prioridade sobre quem sai, ora da ponte ou quem faz a rotunda, mas não é que as espertezas saloias, só porque vem numa avenida e vão sempre em frente acham e querem ter prioridade sobres os outros, já assiste a cenas dignas de ser registadas e enviadas para uma programa de apanhados.

 

 

Já no largo Rainha Santa Isabel, a situação é idêntica os condutores, quer, venham da rua Triana ou do lado do Sporting (inicio do largo), teimam em querer tirar a prioridade de quem sai da Ponte. Será que é assim tão difícil relembrar se das regras mais simples da prioridade, é que estamos a falar de todo o tipo de condutores, inclusive os chamados motoristas profissionais, que todos os dias desrespeitam as regras da prioridade.

 

Mais uma situação registei, a pouco tempo, apesar da existência de sinalética a proibir o trânsito de pesados, dentro da vila de Alenquer, a foto fala por sí.

 

 

Nós próximos dias voltarei a este assunto...

 



publicado por Carlos José Ferreira às 06:38
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De melisand a 17 de Julho de 2008 às 12:33
Concordo plenamente consigo! Sou de Alenquer e várias vezes passo nas referidas rotundas.
Tem razão quando diz que temos que dar prioridade a quem sai de uma ponte. Em Alenquer, existe uma situação bastante curiosa: Quem vem na ponte do Largo Palmira Bastos(a que está perto do Ma Matos), tem lá um sinal de cedencia de passagem. Logo terá que dar passagem a quem vem na rotunda! Eu pensava que quem vem na ponte tem sempre prioridade mesmo que haja uma rotunda ao sair da ponte! Indigno-me sempre que lá passo.
Já pensei que provavelmente serei eu que não sei muito bem o código...

Infelizmente, por todo o concelho de Alenquer existe um sem número de sinais mal colocados, o que me deixa a pensar se a pessoa que decide onde colocar tem carta de condução...



Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


posts recentes

...

Alenquer sera a primeira...

Via de Cintura de Alenque...

Desperdício de Agua em Al...

Obras sem dono, em Alenqu...

DEM, Dispositivo electrón...

Obra de Santa Engrácia In...

Eleições autárquicas inte...

Eleições em Alenquer

Em terra de cegos quem te...

arquivos

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Dezembro 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Dezembro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds