Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar
Sexta-feira, 21 de Maio de 2010
Em terra de cegos quem tem um olho é Rei

As medidas anunciadas nas últimas semanas pelo primeiro-ministro de Portugal pecam por tardias e falta de rigor.

 

Caso o Eng. Sócrates não tivesse andado demasiado preocupado a fingir de conta que a economia portuguesa era um oásis na zona euro, quem não se lembra a um ano a traz das palavras do primeiro ministro, em que os sinais de recuperação económica estavam a chegar que Portugal seria o primeiro pais da Zona Euro a sair da crise, publicidade enganosa em ano de eleições, caso o Sócrates tivesse preocupado em diminuir a despesa e evitar os atentados aos nossos ouvidos com as promessas infames de obras publicas, para as quais não existe dinheiro talvez tivesse o Sr. PM tivesse percebido que estávamos a caminhar para o abismo.

 

Mas não! A grande preocupação de Sócrates foi a de tentar convencer-nos que Portugal já tinha saído da recessão enquanto outros ainda por lá andavam,(em suma o que durante mais de oito meses foi transmitido pelo governo, é que as medidas tomadas tinham surtido melhor efeito em Portugal do que nos restantes países da zona Euro, Alemanha, França etc. Socrates era o supra-suma dos heróis económicos, o verdadeiro D. Sebastião a muito esperado), que o desemprego já tinha atingido o seu pico quando agora vemos que o pior ainda está para vir, que a economia portuguesa ia crescer de forma sustentada e saudável, quando agora vemos que é mentira, pois em Abril a confiança dos consumidores voltou a estagnar.

 

Inverdades que conduziram o país para uma situação de “pré-falência” e a necessitar de uma fortíssima injecção de capital e medidas duras e austeras. Mas, mesmo assim, este primeiro-ministro, que ficará para a história como um dos carrascos de Portugal, teve o desplante de há cerca de 12 dias vir a público garantir que o IVA não iria subir!

Mais uma vez, faltou a verdade, pois já nessa altura o Sr. PM sabia que não teria outra hipótese do que aumentar os impostos, pois o mesmo homem( com a mesma cara de pau, em que a meses dizia que a crise estava ultrapassada) anunciou menos de uma semana depois que o IVA iria subir 1 ponto percentual! E que o IRS e IRC também seriam revistos. Que credibilidade merece alguém que de cada vez que vai à casa de banho parece mudar de ideias?

 

E como se não bastasse a falta de credibilidade interna, lá fora já ninguém parece levar este homem muito a sério. Mas, se as medidas pecam por tardias, também ficam aquém do que seria necessário, basta olhar para a vizinha Espanha para perceber a diferença de postura e coragem entre Zapatero e Sócrates... Na realidade o IVA poderia ter subido dois pontos percentuais, a tributação sobre os salários mais elevados poderia ter sido faseada num terceiro escalão, o corte de 5 por cento nos salários dos gestores, políticos, autarcas e reguladores também deveria ter sido mais duro, a tributação sobre as grandes empresas e bancos poderia ter ido mais longe, mas, para isso, era necessário que José Sócrates fosse o que não é:

 

Um primeiro-ministro a sério teria percebido da necessidade de se dirigir ao país, admitir os erros, explicar a real situação em que nos encontramos, e pedir a colaboração de todos num esforço supra natural para tirar Portugal da difícil situação em que se encontra.

 

Infelizmente este é primeiro-ministro que temos, nas ultimas Legislativas levou um claro cartão amarelo, com certeza que hoje muitos português, se que interrogam porque, continuaram acreditar nos contos de fadas do Eng,. Sócrates, claro que, hoje ninguém se lembra das criticas feitas por Manuela Ferreira Leite, e acusavam a economista de vista curta ( por não acreditar na retoma rápida de Portugal ) por não embarcar nas grandes obras publicas, por ser sincera e realista, em Portugal que fala a verdade é alvo de chacota e caricatura enquanto quem mente descaradamente é corado “rei”, como se costuma dizer “em terra de cegos quem tem um olho é rei “e em Portugal é isso mesmo que esta acontecer.

 

´

 

 



publicado por Carlos José Ferreira às 20:23
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


posts recentes

...

Alenquer sera a primeira...

Via de Cintura de Alenque...

Desperdício de Agua em Al...

Obras sem dono, em Alenqu...

DEM, Dispositivo electrón...

Obra de Santa Engrácia In...

Eleições autárquicas inte...

Eleições em Alenquer

Em terra de cegos quem te...

arquivos

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Dezembro 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Dezembro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds