Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar
Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2005
Eleições
O Governo da maioria PSD, CDS-PP foi travado por uma má decisão do Presidente da República ao dissolver o Parlamento devemos pensar o que ira acontecer ao Sr Presidente se o PS o outro Partido não conseguir governar em minoria , será que Jorge Sampaio tem, a coragem de se demitir e assumir que tomou uma decisão política ao demitir o governo, uma decisão de clara oposição a vontade do parlamento e de clara oposição em quem votou nesse mesmo parlamento.
A 20 de Fevereiro os portugueses elegem 230 deputados, um novo Parlamento do qual sairá um novo Governo para Portugal.
Neste momento, e a julgar pelas sondagens, o PS parece estar em vantagem. Contudo, essa aparente vantagem, não chegará para garantir aos socialistas a maioria absoluta, na medida em que o reforço de partidos como o CDS-PP ou o Bloco de Esquerda impedirá esse resultado eleitoral; o que vai acontecer então?
Assumindo que nenhum partido ganhará as eleições com maioria absoluta, o que é realmente importante é saber se o número de deputados que a esquerda elege é, ou não, superior à soma do número de deputados que o PSD e o CDS-PP elegem.
Assim, mais importante do que saber quem ganha as eleições é saber que maioria se irá gerar no Parlamento.
Foi publico e todos sabemos que os líderes do PSD e CDS-PP assinaram publicamente um acordo de coligação pós-eleitoral que permite a governação do país por estes dois partidos.
No entanto se for a esquerda a vencer, o que ira acontecer ;? irá o PS coligar-se com o Partido Comunista ou do Bloco de Esquerda? Conseguirá o PS que assume as privatizações e o projecto europeu com entusiasmo governar com os marxistas-leninistas ou com os trotskistas?
Em suma, quase certo é que o próximo Governo será de coligação, o eleitor deve encarar o voto útil não na medida do tamanho de cada um dos partidos, mas sim pela dimensão dos valores que cada um representa, é fundamental que Portugal encontre uma solução ponderada que permita ao país ultrapassar as dificuldades.
Por isso, importa olhar para o comportamento que cada um dos partidos assumiu e concluir qual deles merece o nosso voto, não podemos cair em propaganda fácil .